Artigo do Blog

Conduta no ambiente corporativo

Fuja de constrangimentos e gafes no ambiente corporativo seguindo  regras básicas de etiqueta. Evitando assim se destacar por motivos de conduta equivocados e inadequados.

Ainda que existam empresas que adotem um ambiente mais descontraído como forma de tornar seus funcionários mais confortáveis e produtivos, ter em mente noções de etiqueta no trabalho é essencial.

Para ajudar os profissionais a manter a conduta no ambiente corporativo e fugir de constrangimentos ao longo da carreira, confira abaixo algumas regrinhas de bem conduzir-se:

  1. Mantenha o respeito
    Tenha em mente ‘trate os outros como gostaria de ser tratado’ é regra básica de sobrevivência em todo e qualquer ambiente.
  2. Respeite a privacidade alheia
    Não invada ou force sua entrada na privacidade de colegas de trabalho.
  3. Seja pontual
    Organize-se com antecedência para fugir de possíveis atrasos no seu dia a dia.
  4. Tenha bom senso ao se vestir
    Roupas discretas e mais sérias são melhores para o ambiente de trabalho. Caso sua empresa adote o uso de uniformes, mantenha-os higienizados seguindo o modo de lavar e passar conforme a etiqueta do produto.
  5. Tenha boa vontade
    Ser solícito e ajudar seus colegas de trabalho pode render pontos para a sua imagem profissional. E é claro você irá aprender muito mais.
  6. Cumpra suas obrigações
    Respeite prazos e cumpra as suas obrigações no dia-a-dia de trabalho, evitando perder tempo com assuntos pessoais.
  7. Cuidado com o tom de voz
    Falar alto demais ou o tempo inteiro são atitudes mal vista no ambiente corporativo.
  8. Atenção com o olfato alheio
    Cuidado com o estilo e a quantidade de perfume usada.
  9. Seja bem-educado com clientes e colegas
    Ser simpático e educado, pedindo licença ao entrar na sala de colegas e superiores, por exemplo, é fundamental. O Uso do cumprimento: bom dia, boa tarde, até logo também são essenciais ao bom convívio, seja você o agente motivador e modificador, caso esses exemplos ainda não existam. Com o tempo você irá ver crescer ao seu entorno novas e motivadoras atitudes.
  10. Respeite hierarquias
    É preciso estar bem informado em relação às hierarquias da empresa e respeitá-las, mesmo que não concorde.

Posts Relacionados

Black Week Majoleh Uniformes

Confira a Black Week da Majoleh Uniformes! Para compras a partir de R$ 300,00 reais,

Marketing Pessoal
Marketing Pessoal

O marketing pessoal é construído pela imagem que você passa para seus colegas, superiores,